Encontros promovem networking eficaz para MPEs

Cliente: 
Postado em 05/03/2013

Encontros pequenos e informais. Esse é o novo formato de reuniões de networking que está conquistando os micro e pequenos empreendedores. Nestes encontros, os empreendedores procuram não apenas vender, mas, principalmente, ampliar sua rede de contatos de maneira eficaz e com credibilidade.

Vinícius Siqueira e Luciano Kassen, sócios-fundadores da inQuesti (www.inquesti.com.br), empresa de tecnologia da informação e Inteligência de Negócios (BI), participam desde maio de 2012 do Café com Negócios de São Paulo (capital), encontro promovido pelo Empreendemia (www.empreendemia.com.br) em parceria com empresas locais.

Segundo eles, existem dois objetivos para participarem dos encontros: buscar parceiros e trocar experiências com outras empresas. “Existem problemas que são comuns nas empresas, mesmo em ramos diferentes. O formato informal do encontro ajuda muito nisso e gera credibilidade entre os participantes, que normalmente participam todos os meses”, explica Siqueira.

Kassen acrescenta que as empresas participam por vontade de aprender, são empreendedores preparados para este tipo de encontro. “O bacana é que os participantes são indicados, então o grupo fica mais selecionado. Todos possuem sugestões para ajudar a todos”, diz.

Encontro promove oportunidades ímpares

Todos os meses, uma empresa é a palestrante oficial do Café com Negócios, e neste ano, os sócios da inQuesti vão ter a primeira oportunidade de palestrar. “Vamos levar para os parceiros, soluções úteis para o cotidiano deles. Cada um deu uma contribuição na sua área para os encontros, o nosso foi o aplicativo de BI que mostra alguns números do Café com Negócios”, destaca Siqueira.

De acordo com Kassen, os encontros geraram uma oportunidade única para a Inquesti. “Por meio dos encontros, conhecemos a Íris Buono, da ClearSale, uma empresa de médio porte de soluções de e-commerce, que nos convidou  para outro encontro promovido pela empresa”.

O empresário acrescenta que o objetivo era conhecer a empresa e seus produtos e serviços. Porém, durante o encontro, foram apresentados ao presidente da empresa, Pedro Chiamulera, com quem puderam conversar e receber muitos conselhos e dicas sobre empreendedorismo.

Café com Negócios em São Paulo

Em São Paulo os encontros do Café com Negócios são organizados pela NoAr RP (http://noarrp.com.br), desde agosto de 2012. Segundo Mariana Hinkel, sócia da NoAr, organizar o encontro é uma forma de contribuir para a criação de uma rede de contatos sólida, que vai ajudar empresários a acelerar vendas e parcerias. Inclusive, a empresa já fechou quatro parcerias durante os encontros.

“Por experiência própria, sabemos o quão solitário é o caminho de um empreendedor. Ter um grupo que enfrenta os mesmos desafios para compartilhar experiências e conhecimentos torna a jornada mais fácil”, explica Mariana.

A empresária acrescenta que, todos os meses, existe uma grande procura de empreendedores interessados nos encontros. Para 2013, a expectativa é ampliar o número de negócios realizados e extrapolar a questão presencial, disponibilizando o vídeo das palestras para quem não pode participar em alguma edição.

Números do Café com Negócios

O aplicativo de BI desenvolvido pela equipe da Inquesti desvendou alguns números do Café com Negócios de 2012.  Para acessá-los basta entrar no link  www.inquesti.com.br/cafecomnegocios.html.