Empreendemia estimula networking entre as empresas

Postado em 21/11/2012

O Empreendemia funciona como uma rede social de empresas e é desenhado exclusivamente para elas fazerem mais e melhores negócios.  Em apenas três anos de existência, a rede possui mais de 22 mil empresas cadastradas e já promoveu a troca de mais de 215 mil cartões de visita, número superior a troca de cartões promovida em muitos eventos de negócios ao longo desse período.

De acordo com Luiz Piovesana, um dos sócios do Empreendemia, mensalmente também são realizados encontros para aumentar ainda mais o networking entre as empresas cadastradas na rede. “O Café com Negócios tem o objetivo de promover a troca de conteúdo entre os participantes, além da indicação de negócios confiáveis. Cerca de 70% dos participantes dos encontros costumam voltar no próximo”, explica Piovesana.

Cristiano Fernandes de Freitas, da Capital Prime Assessoria Contábil, freqüenta os encontros há um ano. Segundo ele, seu objetivo é aprender e compartilhar experiências com outros empresários. “Fiz muitos negócios nesses encontros. Tive muitas indicações, conheci novos profissionais e parceiros. Além de conhecer novos modelos de gestão que puderam de alguma forma ser aplicados no meu escritório”, diz.

Para Renan Kaminski Damasceno, da Kaminski Avalca Consultoria Empresarial, com sede em Curitiba, o encontro possibilita a criação de uma rede de confiança entre os empresários. “Participo desde a primeira edição. O ponto forte desse encontro é que como ele acontece todos os meses, você sempre fica em contato com as outras empresas, criando uma confiabilidade muito maior na hora de indicá-las ou de fazer negócio com elas”, explica.

Ferramentas também ajudam nas negociações

O Empreendemia oferece diversas ferramentas que ajudam o empreendedor a gerar negócios. “No Empreendemia, qualquer empresa pode construir gratuitamente um perfil com descrição, logotipo e uma vitrine virtual com seus produtos e serviços. Para uma MPE, que não tem site e está começando na internet, isso já é um grande passo”, detalha.

Além disso, é possível aos usuários da rede fazerem anúncios a partir de R$ 70,00 para toda a rede da Empreendemia, por meio da seção Publicidade. “É uma maneira prática de os empreendedores terem um retorno rápido e com baixo custo de publicidade”, diz Piovesana.

A mais recente ferramenta e que está gerando bons frutos para quem utiliza é o chat online. “O chat aumenta as chances da venda pela internet porque mostra que a empresa está ali, não é suspeita. A ferramenta dá mais credibilidade e deixa os potenciais clientes satisfeitos, pois eles podem tirar suas dúvidas em tempo real”, completa.

Sobre a Empreendemia

No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o Empreendemia é uma rede social que funciona como uma provedora de ferramentas focada em micro e pequenas empresas. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.

O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Atualmente, o Empreendemia conta com mais de 22 mil empresas que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 215 mil trocas de cartões. Com conteúdo voltado para empreendedores, o Blog Saia do Lugar é um complemente dos serviços oferecidos pelo Empreendemia. Atualmente, o blog recebe mais de 150 mil visitantes por mês, sendo que metade já são empresários e 40% pretendem abrir uma empresa em até dois anos.