Rede social Empreendemia auxilia e une empreendedores do Brasil

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Postado em 04/10/2012

De acordo com o Sebrae, no Brasil existem 5,1 milhões de empresas, sendo que, desse total, 98% são micro e pequenas empresas (MPEs).  Para atender esse setor que não para de crescer, um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP) resolveu criar o Empreendemia (www.empreendemia.com.br), site que funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos e realizar networking.

Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.  O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais.

Atualmente, o Empreendemia conta com mais de 20 mil empresas que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 180 mil trocas de cartões. “Permitimos ao usuário criar sua própria página, de forma gratuita, e cadastrar os seus produtos ou serviços. Hoje já temos mais de 30 mil produtos cadastrados”, explica Luiz Piovesana, um dos sócios do Empreendemia.

 

Rede social também realiza encontros para gerar negócios

O Empreendemia realiza mensalmente o Café com Negócios, encontro que tem o objetivo de promover a troca de conteúdo entre os participantes, além da indicação de negócios confiáveis. “Realizamos este encontro há dois anos e coletamos resultados muito bons. O encontro ajuda o empreendedor a fazer networking sem parecer SPAM (propaganda não-solicitada)”, afirma Piovesana.

Cerca de 70% dos participantes dos encontros costumam voltar no próximo, segundo o empresário. “Atualmente, realizamos encontros mensais em Curitiba, Florianópolis, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Recife. E em breve, vamos estar em Cuiabá e Sorocaba”.

Edelayne Machado, da Flow Comunicação Integrada, participa dos encontros, em Curitiba, desde a primeira edição. “Ao longo de 22 edições do evento, desenvolvi relacionamentos que impactaram enorme e positivamente em meu negócio. Boa parte dos meus clientes foi atraída direta ou indiretamente por meio dos encontros”, declara.


Blog Saia do Lugar traz dicas práticas para o dia a dia dos empreendedores

Para complementar os serviços oferecidos pelo Empreendemia, Piovesana e seus sócios mantêm o Saia do Lugar (www.saiadolugar.com.br), blog com conteúdo voltado para empreendedores que não possuem muito tempo, mas que precisam estar bem informados.

Atualmente, o blog recebe mais de 140 mil visitantes por mês, sendo que metade já são empresários e 40% pretendem abrir uma empresa em até dois anos.

“Nossos textos são curtos e práticos para o empreendedor que não tem tempo a perder. O conteúdo é composto por dicas ao empreendedor, sugestões de vídeos, artigos e histórias de empreendedorismo”, explica o empresário.

A ideia de criar o blog Saia do Lugar surgiu, segundo Piovesana, após ele e os sócios perceberem que a maioria dos blogs empresariais brasileiros apenas davam notícias sobre economia e política. “Os textos eram muito longos e sem dicas de ideias para os leitores. O lema do nosso blog é ‘empreendedorismo sem enrolação’”.

 

Empreendepapo é a mais nova ferramenta do Saia do Lugar

O Empreendepapo (http://www.saiadolugar.com.br/dia-a-dia-do-empreendedor/empreendepapo-01-o-que-e-plano-de-negocios/) surgiu este ano com a intenção de ser um bate papo informal, do pessoal do Empreendemia e do Saia do Lugar, sobre empreendedorismo e, ao mesmo tempo, tirar dúvidas dos leitores.

O programa foi muito bem recebido pelos empreendedores e já teve duas edições: uma sobre Plano de Negócios e outra sobre Produtividade.

 

E-books também auxiliam os novos empresários

Outras duas grandes ferramentas oferecidas são os e-books.  “Desenvolvimento de produtos sem enrolação” (http://bit.ly/EbookEmpreendemia), lançado em 2010, tem o objetivo de ser um guia simples e prático para tirar as ideias empreendedoras do papel.

Em vez de conter técnicas tradicionais de gestão de projetos e engenharia, o livro relata as experiências da equipe no desenvolvimento do produto e como aproveitar opiniões dos clientes e especialistas para a melhoria do projeto.

Já o segundo e-book “5 passos para vender mais pela internet” (http:// bit.ly/ebook5passos) é um passo-a-passo que ensina como um pequeno empreendedor pode ter sucesso na famosa web. Aquisição, ativação, receita, retenção e referência são os cinco passos destacados na obra e baseados em metodologia internacional. O e-book é gratuito e já teve mais de 12 mil downloads em apenas oito meses.


Sobre a Empreendemia

No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o Empreendemia funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.

 O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor). Atualmente, o Empreendemia conta com mais de 20 mil empresas que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 181 mil trocas de cartões.