Artigo: O que fazer quando tem visitas no seu site, mas nada acontece?

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Postado em 14/09/2012

Ter mais visitas não adianta muito se o faturamento não cresce junto. Nesses casos existem duas opções: 

1- Você fez um site “feio para burro” que realmente não converte as visitas; ou 

2- Você fez um site bonito para chuchu 

Para o primeiro caso não há o que fazer. O melhor é voltar e ver como construir um bom site, sem “churumelas”. Vamos tratar do segundo caso. Imagina só fazer um baita investimento para atrair visitas e deixar o site “Bonito para Chuchu”, mas não ter resultados?

Como numa loja física, em alguns momentos o seu cliente poderá ficar em dúvida em relação ao que é oferecido na página. Porém, na loja física existem vendedores prontos para ajudar, mas e no site? Nem sempre esse potencial cliente está disposto a pagar para ver, ou seja, se ele não conseguir tirar suas dúvidas, pode ter certeza de que ele não fará a compra. 

Com o objetivo de diminuir esse problema, explico abaixo três formas de encorajar os visitantes do seu site a entrarem em contato você: 

 

1- Email e formulário de contato 

Sempre vale a pena repetir: é muito mais fácil apagar spam do que conseguir um novo cliente, então deixe o seu email visível sempre que possível. Um modo semelhante, mas que facilita a vida do seu potencial cliente é o famoso formulário de contato (ou de pedido de orçamento). 

Através do site você torna possível o envio de uma mensagem e pronto – dúvida enviada. 

- Vantagem: é uma ferramenta bastante comum, então com usabilidade simples. 

- Desvantagem: o tempo de resposta é muito importante, já que esse potencial cliente tem o risco de ter ido buscar outra saída para a necessidade dele. 

 

2- Chat-online 

É um sistema cada vez mais utilizado e já tem sido bem aceito por internautas. Basicamente, quando tem alguém navegando no seu site, uma janela aparece e oferece ajuda. Essa ajuda é você ou sua equipe respondendo via chat as dúvidas dessa pessoa. 

- Vantagem: seu cliente não sai da sua página e já tira dúvidas na hora, o que aumenta a chance dele efetuar a compra na hora. 

- Desvantagem: demanda que tenha uma pessoa respondendo e provendo informações. 

 

3- Telefone 

O bom e velho telefone é ainda um dos mais eficientes. Ter um telefone de contato pode ser a diferença para que uma venda seja feita. Isso acontece, porque além do cliente poder tirar quaisquer dúvidas, o contato direto por voz com outra pessoa passa maior confiança e tranquilidade a quem está comprando. 

- Vantagem: maior possibilidade de conversão. 

- Desvantagem: custo maior com RH para atender as ligações.

Além de dar esse suporte na hora da compra, a vantagem de utilizar essas ferramentas é ter o contato desse potencial cliente. Por mais que ele não faça a compra na hora, você passa a ter seus contatos e, futuramente, poderá tentar a venda novamente. 

 

Abraços, 

Luiz Piovesana (porque cliente bem informado é cliente que compra)