Encontro de negócios gera maior confiabilidade entre empresas

Postado em 27/08/2012

Pesquisas recentes apontaram que 70% dos micro e pequenos empresários costumam comprar produtos e contratar serviços por meio de indicação. Seguindo esse conceito, a rede social voltada para micro e pequenas empresas, Empreendemia, realiza todos os meses o Café com Negócios.

Segundo Luiz Piovesana, sócio do Empreendemia, o objetivo do encontro é promover a troca de conteúdo entre os participantes, além da indicação de negócios confiáveis. “Realizamos este encontro há dois anos e coletamos resultados muito bons. O encontro ajuda o empreendedor a fazer networking sem parecer ‘spam’”, afirma.

Piovesana explica que em cada encontro um empreendedor é convidado para ser o palestrante. “Temos sempre uma parceria com uma empresa local, que coordena o grupo em conjunto com a gente”, acrescenta.

Cerca de 70% dos participantes dos encontros costumam voltar no próximo, segundo Piovesana. “Atualmente, realizamos os encontros em Curitiba, Florianópolis, Londrina , Porto Alegre , Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Recife. O evento reúne cerca de 20 pessoas, e sempre no primeiro encontro algum negócio é fechado”.

Empreendedores aprovam

Cristiano Fernandes de Freitas, da Capital Prime Assessoria Contábil, frequenta os encontros há um ano. Segundo ele, seu objetivo é aprender e compartilhar experiências com outros empresários. “Fiz muitos negócios nesses encontros. Tive muitas indicações, conheci novos profissionais e parceiros. Além de conhecer novos modelos de gestão que puderam de alguma forma serem aplicados no meu escritório”, diz.

Para Renan Kaminski Damasceno, da Kaminski Avalca Consultoria Empresarial, com sede em Curitiba, o encontro possibilita a criação de uma rede de confiança entre os empresários. “Participo desde a primeira edição. O ponto forte desse encontro é que como ele acontece todos os meses, você sempre fica em contato com as outras empresas, criando uma confiabilidade muito maior na hora de indicá-las ou de fazer negócio com elas”, explica.

Atualmente a empresa de Damasceno é a coordenadora dos encontros em Curitiba. “Assumimos a coordenação justamente por acreditar no Café e no seu propósito. Devido aos encontros fizemos uma parceria e estamos desenvolvendo um site focado para eventos de empreendedorismo”, acrescenta o empresário.

O advogado André Lopes também participa do Café com Negócios desde o início. Segundo ele, a confiança nos projetos do Empreendemia, a curiosidade de imersão no “micro universo” do empreendedorismo e a necessidade de fortalecer o networking, foram os motivos que o levaram a participar dos encontros.

“Captei muitos clientes nas reuniões. Gosto dos encontros porque ao contrário da massiva maioria dos eventos voltados a networking e negócios, não há pressão nem esforço para que os negócios sejam celebrados, isso acontece naturalmente de acordo com a confiança que os participantes criam entre si com o passar do tempo. Além, é claro, da rica qualificação empresarial colaborativa”, completa Lopes.