Aplicativo compara preços e é rede social de produtos de supermercado

Postado em 02/08/2011

MeuCarrinho, aplicativo desenvolvido para Android,permite escanear códigos de barras de produtos e obter informações, além de preços e comentários de outros consumidores

Acaba de ser lançado no Brasil o primeiro aplicativo comparador de preços e rede social voltada a produtos de supermercado. O aplicativo MeuCarrinho, lançado na Android Market (loja de aplicativos do sistema operacional Android) no final de julho, permite o escaneamento dos códigos de barras de produtos e a obtenção de mais informações, além de preços e comentários de outros consumidores. Em síntese, o aplicativo é um comparador de supermercados com uma rede social de produtos interligada.

Todo o processo de compra em supermercado em geral é trabalhoso, desde a preparação da lista, consulta de preços e opiniões até a realização da compra. E quando se chega ao supermercado, é comum sentir-se perdido em meio a tantas opções de marcas, preços e sabores.

“Faltava uma ferramenta focada somente em auxiliar nas compras de supermercado e em unir pessoas em torno de produtos e marcas que estão presentes no supermercado. Esse é o desafio do MeuCarrinho”, aponta André Nazareth, um dos idealizadores do aplicativo.

Com o aplicativo, é possível postar e ler opiniões sobre determinados produtos e marcas. Qual sopa comprar? Será que este vinho harmoniza bem com determinada carne? Será que esta marca é boa? Será que a cerveja que estou levando é forte demais? Será que este vinho combina com peixe?

“É muito comum termos dúvidas quando não conhecemos um produto. Às vezes há uma pessoa do lado que pode nos ajudar, mas geralmente estamos sozinhos no momento de decidir qual produto comprar. Nós estamos abrindo um novo canal de comunicação no ponto de venda entre as pessoas e as marcas: mais interativa, rápida, controlável e direta. O avanço tecnológico permitiu que construíssemos uma nova experiência de relacionamento entre o consumidor e os produtos”, ressalta André.

Nos EUA e em outros países, há diversas redes sociais de produtos, também com a interação com código de barras. A inovação do aplicativo MeuCarrinho é poder comparar preços e ao mesmo tempo ser uma rede social de produtos – além de servir como lista de compras.

“Estamos construindo o que será a maior plataforma social em informações e opiniões de produtos de supermercado, com dados catalogados e preços atualizados. Tanto na web e no celular”, aponta André.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Android Market. Link: https://market.android.com/details?id=com.meucarrinho.

Sobre o MeuCarrinho

A plataforma web do aplicativo (www.meucarrinho.com.br) foi lançada em maio deste e ano e, no final de julho, o aplicativo para celular foi lançado. Na plataforma web, é possível comparar listas inteiras de supermercados online.

O MeuCarrinho foi aceito pelo conselho de startups do Unicamp Ventures e um dos quatro vencedores do concurso “Sua ideia vale 1 milhão”, organizado pelo BuscaPé.