“Supervisor é diferente de gerente”, aponta especialista

Cliente: 
Postado em 07/04/2011

 

Planejar, executar, liderar, ouvir e melhorar são verbos comuns às duas funções, ambas essenciais para o desenvolvimento econômico saudável de uma empresa

Diretores, gerentes, técnicos, supervisores. Existem alguns termos em recursos humanos bastante comuns no dia-a-dia de trabalho, os quais nomeiam posições e cargos. No entanto, muitas pessoas não sabem o significado e a posição ideal que cada profissional deve ocupar dentro de uma empresa.

No livro O Supervisor – a dimensão supervisional na empresa - recém-lançado pela All Print Editora, o consultor Antonio Gordilho aponta as principais diferenças entre as duas funções com intuito de ampliar a valorização do profissional de supervisão no mercado de trabalho atual.

“Um gerente tem como principal função planejar e desenvolver estratégias e processos. Já o supervisor conduz no dia a dia os processos traçados pelo gerente e ainda é responsável pela motivação e treinamento da equipe como forma de garantir os resultados”, destaca Gordilho.

 Quem almeja ser gerente, por exemplo, pode começar a carreira como supervisor. Os profissionais que atuam nessa área trabalham diretamente com a gerência e têm a oportunidade de aprender de perto as atribuições gerenciais. No entanto, para se tornar um bom supervisor é preciso empenho e dedicação a carreira. 

O gerente administra, planeja e calcula cada ação dentro de uma empresa. É papel dele, entre outras coisas, conhecer o funcionamento e a operacionalização de métodos, técnicas, materiais e processos do seu campo de atuação, assim como estudar formas de melhorar os processos de trabalho a fim de ampliar o desempenho e seguir planos estabelecidos. Ele deve ainda conhecer e atender a organização, seu pessoal e as normas administrativas. 

Controlar e reduzir os custos também faz parte de seu escopo, assim como, ter habilidade para transformar e inovar, ser receptivo às modificações e ter independência de julgamento. Também é de incumbência deste profissional transmitir todos os anseios da empresa aos supervisores que, por sua vez, orientam os executores do processo com intuito de garantir a qualidade e a eficácia do trabalho.

Entre as atribuições do supervisor estão o aumento do profissionalismo e do sentimento de equipe, o gerenciamento de conflitos, além de promover a transparência nas responsabilidades, tarefas e objetivos. Outro ponto de trabalho para o supervisor é o de acompanhar processos de recolocação de pessoas em postos de trabalho adequados ao perfil de cada um e ajudar a desenvolver uma relação mais profunda com o cliente.

Mercado de trabalho

Atualmente, empresas nos mais diversos segmentos e setores buscam por profissionais qualificados na área de supervisão, entre elas a administrativa, comercial, vendas, engenharia, logística, suprimentos, call Center, recursos humanos etc. Pensando nisso, o consultor Antonio Gordilho acaba de lançar o livro “O Supervisor – a dimensão supervisional da empresa”.

A publicação é baseada na própria experiência de Gordilho como consultor e em relatos de supervisores e gerentes. Trata-se de um documento importante para colaboradores de todas as áreas e cargos, para que tenham uma visão melhor da função e um olhar crítico para uma organização como um todo.

Sobre o livro

O Supervisor – a dimensão supervisional na empresa - está dividido em três partes. A primeira, “Fundamentos do gerenciamento e supervisão nas organizações”, é a mais conceitual, pois explica os conceitos que envolvem a função do supervisor, como processo, planejamento, controle. O autor retira tais conceitos de obras consagradas na área de administração da produção.

 Na segunda parte, “Dimensões do planejamento e operação do processo”, Gordilho expõe com mais detalhes os objetivos, os recursos tecnológicos e o modus operandi de um supervisor, lembrando sempre a diferença entre este profissional e o gerente, cuja principal função é planejar.

 Na terceira e última parte, o dia a dia se um supervisor nas organizações é descrito com detalhes. Como lidar com o cliente, como treinar os funcionários e a melhor forma de se realizar o trabalho são informações importantes para administradores, engenheiros e todos os que pensam em ocupar o cargo.

 Antonio Gordilho traz um livro baseado na própria experiência como consultor e em relatos de supervisores e gerentes. Trata-se de um documento importante para colaboradores de todas as áreas e cargos, para que tenham uma visão melhor da função e um olhar crítico para uma organização como um todo.

SERVIÇO

Livro: “O Supervisor – A dimensão supervisional na empresa”

Autor: Antonio Jorge Gordilho Freire de Carvalho

Editora: All Print Editora – 175 páginas

Preço sugerido de venda: R$ 35,00

Onde encontrar: Livraria Saraiva – www.saraiva.com.br e All Print Editora – www.allprinteditora.com.br