Diabetes - Prevenção e controle fazem a diferença

Postado em 28/10/2010

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Controle do Diabetes. Um bom momento para repensar hábitos, controlar a ingestão de alimentos, deixar o sedentarismo de lado e investir em soluções para o controle da doença, ações que podem garantir longevidade e qualidade de vida

O diabetes já é um problema mundial de saúde com uma enorme tendência ao agravamento nos próximos anos. Estima-se que em 20 anos o número de doentes no mundo duplique. Hoje, já são 150 milhões de pessoas com a doença e um dos tipos mais comuns, que atinge 90% dos casos, é o de Diabetes Mellitus (diabetes tipo2), causado, principalmente, em pessoas predispostas geneticamente e está associado diretamente a obesidade e sedentarismo.

A doença é decorrente de três distúrbios associados: a resistência à ação da insulina nos tecidos especialmente muscular e gorduroso, mas também no fígado , a secreção de insulina defeituosa, e aumento da produção de glicose pelo fígado. Traduzindo a insulina além de ser produzida de maneira insatisfatória ainda tem sua ação reduzida pela resistência insulínica.

Tudo isso aponta para uma situação que todos já sabem: quem tem diabetes precisa controlar o que coloca no prato, fazer exercícios com regularidade e manter a doença sob controle. Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos, mas ingeri-los com moderação. O alimento deve ser um aliado em benefício da saúde e na manutenção da qualidade de vida.

Para manter a Diabetes sob controle, já existe um sistema gratuito via internet que pode auxiliar os pacientes a manterem sua glicemia sob controle: o Glicemias Online – www.glicemiasonline.com.br.

O sistema que permite ao diabético o controle diário e detalhado de sua variação glicêmica é gratuito e pode ser acessado de qualquer computador com internet. No Glicemias Online o paciente diabético pode anotar todas as suas medições de glicemia, administrações de insulina ou hipoglicemiante oral, exames de hemoglobina glicada, etc.

“Essas informações podem ser visualizadas através de gráficos e estatísticas. O usuário tem também a possibilidade de imprimir gráficos e estatísticas para levá-los na consulta com o médico ou até mesmo compartilhá-los com o médico via internet”, afirma Rafael Apocalypse, CEO e fundador do site.

Esta ferramenta surge para ajudar o diabético a manter o controle diário da sua variação glicêmica, administração de medicamentos e acompanhamento geral da doença de forma simples e útil. Além disso, os médicos podem acompanhar seus pacientes através do sistema.

As anotações podem ser feitas através do sistema on-line, pelo navegador web de smartphones ou ainda por SMS, no qual basta o paciente enviar uma mensagem com o valor de sua glicemia ou a quantidade de medicamento para um dos números do Glicemias Online e a anotação será cadastrada automaticamente.

Sobre o Glicemias Online

O Glicemias Online oferece um serviço para melhorar a qualidade do dia-a-dia do diabético. O site foi fundado em novembro de 2009 por Rafael Apocalypse, diabético há 10 anos, com o objetivo de auxiliar no controle do diabetes de maneira fácil e útil, melhorando, assim, a qualidade do dia a dia do diabético.

O Glicemias Online busca melhorar a cada dia para estar mais próximo das necessidades do paciente diabético, sendo a única empresa no Brasil que une a facilidade de armazenar dados, visualização através de gráfico e possibilidade de compartilhamento de informações com médicos na mesma plataforma.

Glicemias Online: www.glicemiasonline.com.br