Pequenas empresas buscam certificação ISO 9001 via internet

Postado em 06/08/2010

Serviço é disponibilizado pela ISO Online. Implementação via web é mais barata e traz ótimos resultados

Desde fevereiro deste ano é possível que micro e pequenas empresas implementem a norma ISO 9001 com baixo custo, através da internet, com a plataforma ISO Online, desenvolvida pela consultoria Templum, de Campinas (SP).

A ISO Online simplifica todo o processo feito por consultores in loco nas empresas. Com ela, a consultoria é feita através do site, que tem todo material necessário para o empresário realizar a implementação e, depois, a certificação. “Uma implementação de um sistema de gestão da qualidade custa caro e não é toda empresa que tem esse dinheiro em caixa disponível”, afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum.

Um dos maiores diferenciais do sistema é o valor cobrado. A implementação pode ser paga em 12 vezes de R$ 480,00 (sem certificação). O valor inicial, com certificação, é de 12 vezes de R$ 695,00, sofrendo acréscimos de acordo com o tamanho de cada empresa. Esses valores chegam a ser 75% mais baratos do que a implementação tradicional.

Desta forma, micro e pequenas empresas passaram a buscar a certificação para conseguir uma melhor posição no mercado e buscar soluções na gestão, principalmente a de qualidade.

Até o momento, 25 empresas já estão em fase de implementação da ISO 9001.

Cases

Foi o que fez a Caldo Assessoria, de São Paulo. Após perceber a importância de ser certificada, encontrou na ISO Online a solução que une viabilidade financeira e um produto com qualidade comprovada. “O sistema é muito bem desenvolvido e os profissionais bastante capacitados”, afirma Nilson Caldo, representante da direção da empresa.

A empresa Icone Medical, de João Pessoa (PB), é outro exemplo de sucesso com a ISO Online. “Fizemos a implementação da ISO 9001 na área de Produção de Laser Médico, há três meses. No início, achamos que seria uma tarefa de grandes proporções e difícil de ser realizada. Mas o processo superou, e muito, as expectativas”, afirmou o proprietário Marcos Rocha.

“A ISO Online tem todas as ferramentas de trabalho que preciso e a implementação está sendo muito boa. Além do mais, estou construindo uma nova clínica e, quando nos mudarmos, já quero ter tudo padronizado”, afirma Ranieri Martins, proprietário da Odonto Martins, clínica odontológica de Campinas.

Buscando melhorar a qualidade dos serviços e possuir um diferencial no mercado, quatro imobiliárias de Campinas – todas integrantes da Rede Imobiliária Campinas Secovi – também estão realizando a implementação da ISO 9001. São elas a Delucca, Dimarzio Imóveis, Madia e Start.

A Delucca Imóveis procurou a implementação para buscar um diferencial frente às concorrentes. “Hoje os serviços das imobiliárias seguem um padrão, todas são parecidas. Quem tiver algo a mais para oferecer ao cliente sairá na frente”, afirma Antonio Delucca Júnior, proprietário.

Delucca Júnior vê a obtenção do selo ISO 9001 como algo obrigatório no futuro. “O mercado irá exigir isso. Principalmente com a chegada de clientes estrangeiros, que buscam fornecedores com base no padrão máximo de qualidade. E a certificação garante isso”, conta.

Sem restrições

Qualquer organização pode obter o certificado ISO 9001. Seja ela uma empresa, um serviço público ou do terceiro setor. Além de solucionar problemas relativos aos processos próprios de cada organização, o selo traz credibilidade junto ao mercado. Grandes empresas, por exemplo, exigem de seus fornecedores a certificação, pois trata-se de uma garantia de qualidade.

“Nosso primeiro desafio foi oferecer um serviço com custo reduzido, porém mantendo a mesma qualidade e procedimentos do processo tradicional. O segundo ponto era que, para isso acontecer, teríamos que transferir ao cliente o know-how, pois é ele quem vai administrar o andamento do processo. E transmitir o conhecimento sem medo, sem restrição nenhuma”, lembra.

Os principais benefícios da solução ISO Online

- Custo até 75% menor do que o processo tradicional;

- Controle total de todo o processo;

- Conhecimento/aprendizado – aprender fazendo – transferência de conhecimento para o

empresário;

- Horários flexíveis (24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias ao ano);

- Auditorias em todos os momentos críticos das fases.

ISO 9001 no Brasil

No Brasil, ao todo, são apenas 30 mil empresas certificadas. Destas, só 10 mil têm certificado da ISO 9001. O principal objetivo da Templum é ampliar em 10% o número dessas certificações para pequenas e micro empresas em 12 meses. Em cinco anos, o objetivo é dobrar o número de empresas certificadas.

Mais sobre a Templum

Com sede em Campinas (SP), a Templum é uma empresa do Grupo GSN, que possui um time de consultores especializados em sistemas de gestão da qualidade em empresas privadas e órgãos públicos. Em fevereiro deste ano, a Templum trouxe uma novidade no mercado brasileiro: o sistema de implementação da ISO 9001 via internet, através do site www.isoonline.com.br.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Happy Hour Comunicação