Templum treina corretores visando alta performance

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Postado em 06/07/2010

Imobiliária de Campinas investe para ampliar as vendas; especialista em qualidade desenvolve treinamento para formar equipe de vendas de alta performance

Vender é uma arte compreendida por poucos. Afinal, a tarefa não é nada fácil hoje em dia já que a oferta de produtos e marcas está cada vez maior. Um diferencial indispensável para se conquistar um cliente é o bom atendimento.

Pensando nisso, a Dimarzio, imobiliária de Campinas, contratou a Templum, empresa especializada em cursos e treinamentos para o desenvolvimento de pessoas e organizações, para treinar a equipe de vendas (corretores) visando alta performance.

A Templum elaborou uma programação especial dividida em quatro etapas de trabalho distintas, destaca o gerente de projetos Denis Lima. “Estas etapas serão realizadas em três meses com a atuação de especialistas na gestão da qualidade em vendas”.

A primeira etapa passa por entender e identificar as aptidões do quadro de profissionais da empresa. Mapear e diagnosticar a situação atual é o segundo passo. A partir daí, segue-se para o terceiro passo: o trabalho de campo, que vai oferecer subsídios aos consultores analisarem a realidade e levantarem sugestões e propostas para a melhoria dos processos, a quarta etapa.

A Templum utilizará o conceito de HPWO (high performance working organization), que evoluiu a partir de pesquisas sobre a relação entre a gestão de recursos humanos e desempenho organizacional.

As características comumente associadas ao conceito são movimentos em direção a uma estrutura organizacional mais plana e menos hierárquica, vontade de adotar novas práticas de trabalho, ênfase na capacitação, trabalho em equipe e altos níveis de participação dos funcionários.

Estas características são base para fomentar inspiração, confiança, comunicação, partilha de conhecimentos e inovação dentro da empresa. “Podemos resumir alta performance como a melhor utilização dos recursos disponíveis na geração dos resultados esperados”, define Denis.

“Esse tipo de orientação oferece aos corretores e à equipe de atendimento novas formas de atuação. Com as técnicas e abordagens corretas, acontece uma maximização dos negócios, além de eliminar vícios de trabalho e mede, de forma efetiva, a eficiência das equipes”, afirma o gerente.

As propostas de melhoria nos processos levarão a empresa à excelência no atendimento. A ideia é que os profissionais se auto-avaliem e utilizem as técnicas apresentadas no programa para oferecer um pleno atendimento aos clientes, desde o início do relacionamento até o pós-venda.

“A ideia é treinar o corretor para que ele seja um expert em entender o que o cliente quer. O corretor tem de entender que o processo de venda às vezes é longo e exige paciência”, afirma Denis.

O que se quer é vender mais e não perder oportunidades de negócios, independente do canal de vendas. Na venda direta, o corretor deve escolher e explorar os negócios certos deixar os casos perdidos. Na venda indireta (pelo atendimento telefônico), a atendente deve saber que também é responsável pelos resultados.

Sobre a Templum

Com sede em Campinas (SP), a Templum é uma empresa que possui um time de consultores especializados na no desenvolvimento de pessoas e organizações e na implementação de sistemas de gestão da qualidade em empresas privadas e órgãos públicos.