São Sebastião tem primeira audiência pública sobre PPPs

Cliente: 
Postado em 23/07/2010

 

Actuale e Doutores do Meio Ambiente presidiram apresentação sobre um dos temas mais importantes para a cidade: a questão do lixo urbano; evento contou com a participação de moradores, secretários, vereadores e o prefeito da cidade

A Prefeitura Municipal de São Sebastião, litoral de São Paulo, promoveu no dia 20 de julho, no Teatro Municipal da cidade, a primeira audiência pública para debater com a população o projeto já aprovado pela Câmara Municipal que permite ao Executivo o desenvolvimento das chamadas PPPs – Parcerias Público-Privadas - na execução de projetos municipais. 

No encontro, profissionais técnicos da Actuale (empresa especializada na viabilização e estruturação de Parcerias Público-Privadas) e da empresa Doutores do Meio Ambiente (especializada em viabilizar tecnicamente o projeto de usina de lixo com geração de energia) apresentaram as primeiras informações sobre a Usina Térmica de Tratamento de Lixo, que poderá ser o primeiro projeto municipal a ser realizado em parceria com a iniciativa privada através dessa modelagem.

“Na audiência apresentamos os detalhes relacionados às PPPs, apontando os benefícios tanto para os cofres públicos e a população, quanto para os empresários investidores neste tipo de modalidade. Foi um sucesso, a população estava interessada e atenta a todos os detalhes”, apontou o diretor-executivo da Actuale, Igor Furniel.

Com as PPPs, o poder público economiza dinheiro na execução do projeto e o setor privado recupera seu investimento porque obtém receita por um longo período de tempo (um mínimo de cinco e no máximo 35 anos de exploração do negócio). No término do contrato, todo o ativo do empreendimento é transferido à Prefeitura.

O debate atraiu um público de centenas de pessoas, secretários municipais, vereadores, além do prefeito Ernane Primazzi.

O prefeito abriu o evento e apontou sua preocupação com a disposição final de resíduos sólidos na região, já que o litoral não tem espaço para instalações de aterros sanitários e esses por sua vez têm tempo de vida útil determinados. O prefeito apontou ainda as vantagens da usina térmica: não ser poluente, ter outras fontes de receita como a energia elétrica e a geração de créditos de carbono para o investidor. 

Sobre a Actuale

A Actuale é uma empresa de terceirização especializada na viabilização de contratos através do levantamento de informações econômicas, financeiras, operacionais e jurídicas para a realização dos projetos. A empresa oferece soluções em terceirização para o mercado desde 1997, de maneira inovadora e objetiva, sempre com foco na satisfação plena dos seus clientes. Acreditamos que as PPPs são o futuro das relações entre poder público e setor privado, e que essa modalidade de concessão representa a ponte para o desenvolvimento do Brasil.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Happy Hour Comunicação

Tel.: (19) 3294-5656

Vânia Correia – vania@happyhourcom.com.br 

CEL. (19) 9112-0741

Carlos Eduardo Moura - carlos@happyhourcom.com.br

CEL. (19) 9112-8010

Felipe Camargo – felipe@happyhourcom.com.br

CEL. (19) 9610-8657