Imobiliárias da Rede Imobiliária Campinas Secovi buscam certificação ISO 9001

Cliente: 
Postado em 16/07/2010

Buscando melhorar a qualidade dos serviços e possuir um diferencial no mercado, quatro imobiliárias de Campinas – todas integrantes da Rede Imobiliária Campinas Secovi - estão realizando a implementação da ISO 9001, a principal ferramenta de gestão da qualidade no mundo, pelo site ISO Online – www.isoonline.com.br -, que permite a implementação da norma pela internet. São elas a Delucca, Dimarzio Imóveis, Madia e Start.

A Delucca Imóveis procurou implementação do sistema de gestão da qualidade para buscar um diferencial frente às concorrentes. “Hoje os serviços das imobiliárias seguem um padrão, todas são parecidas. Quem tiver algo a mais para oferecer ao cliente sairá na frente”, afirma Antonio Delucca Júnior, proprietário.

Outro aspecto procurado por estas instituições é a padronização de documentos e processos que a certificação traz. “Estamos realizando a implementação com foco principalmente na área de atendimento ao cliente. Toda a empresa comprou a ideia e está apoiando as melhorias que virão”, diz Illiariadiny Rubi, assistente administrativo da Dimarzio Imóveis.

ISO 9001 como tendência

Delucca Júnior vê a obtenção do selo ISO 9001 como algo obrigatório no futuro. “O mercado irá exigir isso. Principalmente com a chegada de clientes estrangeiros, que buscam fornecedores com base no padrão máximo de qualidade. E a certificação garante isso”, conta.

Com a mobilização das imobiliárias e dos respectivos representantes de classe, como o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), é provável que a procura pela implementação da ISO 9001 cresça com o passar dos anos. E para quem pensa que a ISO 9001 serve apenas para grandes empresas, fica a dica: qualquer instituição pode obtê-la.

“Conseguir a certificação é possível para empresas grandes e pequenas, não há limites. Há casos de empresas com apenas um funcionário, na Europa, que possuem a ISO 9001”, afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum, empresa detentora da ISO Online. “Além disso, obter o selo é um passo importante para a conquista de novos clientes e para o crescimento de qualquer instituição”, completa.

Diferentes áreas e benefícios

Outro mito referente à norma é que deve ser implementada apenas em fábricas e empresas ligadas às mesmas. Organizações do terceiro setor, como ONGs e OSCIPs, além de instituições públicas também podem ser certificadas. Como exemplo, existem até mesmo delegacias de polícia e Câmaras de Vereadores que já possuem o selo ISO 9001.

Os benefícios da implementação são tanto internos quanto externos. Dentro dos escritórios, existe a padronização de processos e documentos, que auxilia na melhor compreensão dos mesmos pelos colaboradores. Além disso, a organização e os processos de melhoria contínua propostos pela certificação garantem dinamismo e não deixam a instituição acomodada.

Externamente, melhora a imagem da organização perante o mercado e a sociedade, pois esta será mais organizada, irá consertar os erros e apresentará produtos ou serviços com qualidade. Não é a ISO 9001 que irá realizar isso, mas sim as mudanças decorrentes de sua implementação.