Desmistificar ISO 9001 é a proposta do blog ISO Fácil, lançado por consultoria

Cliente: 
Postado em 19/03/2010

Proposta da Templum e do serviço ISO Online, mantenedores do blog, é mostrar que o sistema de gestão da qualidade traz benefícios para todas empresas envolvidas

Com a proposta de desmistificar a norma ISO 9001, que trata sobre requisitos para um sistema de gestão da qualidade, a consultoria Templum e o serviço ISO Online lançaram esta semana o blog ISO Fácil (www.certificacaoiso.com.br).

A proposta do blog ISO Fácil será desmistificar o processo de implementação e certificação da ISO 9001 e mostrar os principais benefícios que uma empresa pode ter ao conquistar o selo de certificação. Além disso, o blog vai comentar os principais processos, documentos e dar dicas para quem deseja conquistar a certificação, além de ouvir empresários e gestores que já adotaram a certificação. O blog vai abrir espaço também para a publicação de artigos de especialistas na área.

No Brasil, com pouco mais de 8 mil empresas certificadas, o processo de implementação da norma ainda é visto por muitos empresários como burocrático e oneroso. “No caso das micro e pequenas empresas, um sistema de gestão da qualidade é visto como um gasto, e não como investimento, como deveria ser”, afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum, de Campinas (SP).

“A implementação é um investimento, pois permite à empresa ganhar produtividade e possíveis novos negócios, sobretudo com multinacionais e estatais, que exigem de seus parceiros a certificação”, detalha Furniel.

A certificação ISO 9001 é uma garantia de que os padrões internacionais para o Sistema de Gestão da Qualidade foram seguidos à risca, e que o modo como o produto ou serviço foi elaborado seguiu um procedimento adequado.

“Nossa ideia é fazer do blog uma referência para o empresário quando se fala em sistemas de gestão da qualidade”, diz Furniel. O blog ISO Fácil é mantido pela equipe de consultores da Templum e pelo serviço ISO Online (www.isoonline.com.br).


Algumas palavras sobre ISO e padronização

A sigla ISO é a abreviatura de International Organization for Standardization ou, em tradução livre, Organização Internacional para Padronização, entidade fundada na Suíça, em 1947.

Esta foi a terceira tentativa de se criar uma organização para certificar que todo o mundo fabricasse produtos seguindo um padrão único. As outras oportunidades foram em 1906 e 1926, esta última cessada por conta da Segunda Guerra Mundial.

Padronizar é algo que as empresas buscam desde a industrialização, para garantir a qualidade de seus produtos ou serviços. Os pioneiros nos estudos dos processos foram Frederick Taylor e Henry Ford, criador da linha de montagem, gerando ganho de tempo e de custos.

Porém, a padronização internacional começou a ser disseminada com mais força apenas nos anos 80, com a globalização. Além da atuação de multinacionais, nesse período as exportações aumentaram consideravelmente também.

No Brasil, a abertura do mercado nos anos 1990 foi o grande marco na economia, que passou a contar com marcas e fábricas internacionais em seu território.

Há casos hoje, por exemplo, de indústrias brasileiras cujos produtos são integralmente exportados para outros países, principalmente na América Latina.

Com diferentes nacionalidades atuando em conjunto, ter um único padrão passou a ser uma necessidade. Ora, imagine se cada país resolvesse produzir CDs e DVDs com especificações próprias. Caso isso acontecesse, essas nações estariam fechando o mercado internacional para elas. Não seria mais fácil, barato e lucrativo ter uma padronização internacional?

Benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade

São os inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.

Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:

- Melhoria do desempenho do produto/serviço e, consequentemente, maior satisfação do consumidor;

- Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;

- Reduzir custos, já que a produtividade será maior;

- Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;

- Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001;

- Melhorar a imagem da empresa;

- Reduzir riscos (os investimentos são mais seguros, uma vez que os processos são mais organizados e direcionados para melhor posicionamento) e melhorar a relação com fornecedores e investidores;

- Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos;

 - Quem ganha, no final das contas, é o cliente.

Sobre a Templum

A Templum é uma empresa do Grupo GSN, que possui um time de consultores especializados na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em empresas privadas e órgãos públicos, além de oferecer cursos de capacitação e treinamentos em diversas áreas para organizações.


Sobre a ISO Online

A ISO Online (www.isoonline.com.br) é uma plataforma de implementação da norma ISO 9001 via internet. A ferramenta simplifica todo o processo feito por consultores in loco nas empresas. Com ela, a consultoria é feita através do site, que tem todo material necessário para o empresário realizar a implementação e, depois, a certificação.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Happy Hour Comunicação
Tel.: (19) 3294-5656
E-mail: contato@happyhourcom.com.br
Gustavo Hofman - MTB 39.194 – (19) 8115-0181
Carlos Eduardo Moura - MTB 55.544 – (19) 9112-8010
Felipe Camargo – (19) 9610-8657