Escola do Sítio organiza mostra cultural em outubro

Cliente: 
Postado em 06/10/2008

Alunos e professores da escola apresentarão seus trabalhos durante a mostra “O desafio do tempo de criar”, que vai de 13 a 16 de outubro

Mostras culturais são sempre oportunidades para os alunos de escolas deixarem o espaço da sala de aula e revelarem suas produções. Para isso, a Escola do Sítio organiza, entre os dias 13 e 16 de outubro, no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, a mostra “O desafio do tempo de criar”.

Durante este período os alunos da escola exporão diversos de suas produções, que contemplam as artes visuais, cênicas, música e literatura, resultado do trabalho da parceria feita nos últimos três meses com estudantes do ensino superior da Unicamp e seus professores. As obras ficarão expostas no Espaço Cultural Casa do Lago.

A idéia da mostra “O desafio do tempo de criar” é levar ao público diferentes manifestações do ato criativo, através de da produção de artefatos – instalações, clipes, debates, experimentos, poesias – que remetam ao tema.  O contato de crianças do Ensino Fundamental e Educação Infantil com estudantes do Ensino Superior e seus professores, compartilhando experiências trouxe ganhos para  todas as partes envolvidas no projeto.

Além da mostra dos trabalhos, estão programadas várias atividades, como apresentações artísticas - Coral São Vicente a Capella, malabares, acrobacia, concerto de canto e piano e filmes -  e também uma mesa redonda sobre o tema da mostra, além do lançamento de livro de poesias escrito pelos alunos da escola.

“Pensamos que o confronto entre gerações pode ampliar o campo das experiências criadoras: o saber da criança, em contato com o conhecimento do adulto, configura um clima de autêntica liberdade nos modos de ser, agir e conhecer”, afirma Lena Sá, diretora da Escola do Sítio. “Neste movimento, desafiamos todos os alunos: o que podem nos dizer das suas percepções e questionamentos sobre o tempo do aprender?”

Mais sobre a Escola do Sítio
Fundada em 1976, a Escola do Sítio foi a primeira em Campinas a adotar a proposta pedagógica sócio-construtiva, inovadora até os dias atuais. Projetada para preparar crianças e jovens da educação infantil ao fundamental, seu nome faz alusão ao sítio onde ela está instalada, de mais de 6.000 m2, com ampla área verde. A Escola do Sítio, localizada em Barão Geraldo, mantém ótimo relacionamento com a Unicamp, o que permite uma parceria profissional que gera diversos benefícios para a instituição.

Programação da Mostra:
Além da seguinte programação, a mostra permanente estará aberta ao público das 10hs às 21hs.

Dia 13/10 Segunda-feira
Tempo de Ouvir
19:30h

Apresentação do Coral São Vicente a Capella do Colégio São Vicente - Rio de Janeiro
Local: Igreja Matriz Santa Isabel - Barão Geraldo

___________________________________________

Dia 14/10 Terça-feira
Tempo de Acontecer
12:30h
Cortejo: malabares, clown e acrobacia
Local: Saída do Teatro de Arena - Chegada à Casa do Lago

14:00h
Apresentação do Grupo Ginástico da UNICAMP
Local:  Casa do Lago (área externa)

Tempo de Criar
18:00h
Abertura Oficial da Mostra
Coquetel e visita à mostra com as seguintes atrações:
Mesa Redonda:: “O Desafio do Tempo de Criar” com
Profª Drª MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO,  vice diretora do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp
ALIK WUNDER, Fotógrafa e Doutora em Educação pelo grupo OLHO – Faculdade de Educação da UNICAMP
Prof Dr HERMES RENATO HILDEBRAND, Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, IA - UNCAMP (Mediador da mesa)

Concerto de Canto e Piano com Rafael Kashima e Diego Munhoz – Alunos de Música do Departamento de Música do IA - Unicamp
Local: Casa do Lago

____________________________________________________________

Dia 15/10 Quarta-feira
Tempo de Assistir e Explorar
18:00h
Apresentações e Intervenções:
Mostra de Vídeos de 1 Minuto
Máquinas do Tempo
O Tempo da Vida: Nascer, Crescer e Morrer
Local: Casa do Lago

__________________________________________________________________

Dia 16/10 Quinta-feira
Tempo de Ler
18:00h
Apresentações e Lançamento de Livro:
Sarau Lítero-Musical
Lançamento do Livro: Coletânea de Poesias e Haicais dos alunos da Escola do Sítio
Encerramento - Coral da Escola do Sítio
Local: Casa do Lago

_____________________________________________________________

Coral São Vicente a Capella
O Coral São Vicente a Cappella é formado por alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo – Cosme Velho, além de alguns jovens da comunidade.

Tem por objetivo desenvolver repertório sem acompanhamento instrumental, explorando peças de considerável grau de dificuldade e abrangendo períodos diversos. Procura também divulgar o repertório de música brasileira, seja este erudito ou popular.

Juntando coralistas dos já existentes corais do Colégio, este grupo foi formado em maio de 1999, estimulado pela possibilidade de participar do II Concurso Nacional FUNARTE de Canto Coral, que aconteceu em outubro daquele ano, quando o grupo classificou-se em 1º lugar, na Categoria Juvenil.

Desde então, tem se apresentado em diversos eventos no Rio de Janeiro - como I e IV Fóruns RioAcappella, VII Curso Internacional de Regência Coral da Oficina Coral do Rio de Janeiro e Festival Villa-Lobos de 2001 e 2003, além de ser constantemente convidado para eventos fora do Rio de Janeiro, como em Petrópolis, São Paulo, Campinas, Piracicaba, Holambra, Ibiporã.

No total, são 30 cantores, entre 12 e 24 anos. O grupo é dirigido por Patricia Costa e tem a preparação vocal de Malu Cooper.

Livro de Poesias

Pelo terceiro ano consecutivo, crianças escrevem poesias e haicais que são reunidos em um livro.  Há premiação das melhores obras de acordo com a faixa etária das crianças-escritoras. Neste ano, uma novidade: dois poetas, José Fernando e Turuko Oda, participarão da comissão julgadora.

Veja quem são eles.

Teruko Oda
Poeta e professora brasileira, filha de imigrantes japoneses e uma das maiores haicaistas do Brasil, seguindo uma corrente dos imigrantes japoneses de manter as tradições do gênero. Esta corrente define haikai como um poema de três versos, escrito em linguagem simples, sem rima, com dezessete sílabas poéticas (sendo cinco no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro), e com uma referência a natureza expressa por uma palavra (o chamado kigô), que deve representar também a estação do ano.

Teruko é uma das fundadoras do Grêmio de Haicai Caminho das Águas, de Santos, e presidente do Grêmio Haicai Ipê, de São Paulo.

Tem oito obras individuais publicadas e três em co-autoria. Presença em dezenas de antologias e revistas especializadas do Brasil e do exterior. Premiações diversas. Em A dozen tongues (World Haiku Association - Red Moon Press, Winchester, VA, USA 2001), representa o Brasil e a língua portuguesa.

José Fernando D´Angelo
José Fernando D'Angelo, professor de literatura, poeta, artista plástico e músico. Autor de dez livros, dentre eles Poesia Grega, Poesia Japonesa e o Livro das Adivinhanças. Foi por três vezes, em três participações, o compositor das canções vencedoras do Festival Universitário da Canção do MS. Criou mais de duzentas canções, ao longo de trinta anos de atividades como compositor popular e, atualmente, está gravando o disco “Aquário Cósmico”. Desenvolve, como pintor, o expressionismo abstrato de MS.        

Serviço
Escola do Sítio
Rua Uirapuru, 820, Barão Geraldo
CEP 13082-706 - Campinas/SP
Tel.: (19) 3289-1440
www.escoladositio.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Happy Hour Comunicação
Tel: (19) 3294-5656
E-mail: contato@happyhourcom.com.br
Carlos Eduardo Moura – (19) 9112-8010
Gustavo Hofman – (19) 8115-0181