Empreendemia: além da internet

Cliente: 
Postado em 07/07/2010

No ar desde o final do ano passado e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o Empreendemia, cliente da Happy Hour desde março de 2010, funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos, facilitando a conquista de novos negócios.

O trabalho de divulgação, desenvolvido através do blog Saia do Lugar e do Twitter, ajudou a trazer diversos usuários para a rede social, mas faltava ainda uma maior popularização. E isto veio através de um trabalho consistente em assessoria de imprensa.

Como eles escreveram no livro “Desenvolvimento de produtos sem enrolação” (veja o release Livro discute e dá dicas sobre desenvolvimento de produtos), “chega uma hora que você precisa sair do aquário e ir para o oceano”. “No momento em que passamos a aparecer na coluna de Economia de jornais foi o momento em que começamos a bater recorde atrás de recorde no número de empresas na rede.”

O trabalho rendeu diversos frutos interessantes, como uma entrevista no jornal “Brasil Econômico” (Orkut de empresas fomenta negócios), notícia no portal da Unicamp (Ex-alunos criam rede social de contatos empresariais), citação no UOL Tecnologia (Além do Orkut), de reportagens nos jornais “Correio Popular” (Site de negócios ganha versão premium) e “Todo Dia” (Conectar empresários e fomentar negócios), além de diversas pequenas notas em sites de negócios e tecnologia e jornais do interior do Brasil.

Millor Machado, um dos sócios do site, em entrevista ao blog Jovens & Empreendedores, também destaca o trabalho: “Uma outra forma de divulgação que é pouco explorada pelas empresas iniciantes é a assessoria de imprensa. Há pouco mais de um mês começamos um trabalho com a Happy Hour Comunicação e os resultados são impressionantes. Se você tem um bom projeto rodando, provavelmente isso interessará a mídia. Porém não adianta querer aparecer na mídia só com a ideia, nós já tínhamos mais de 600 empresas cadastradas na rede quando começamos a aparecer em jornais.”

A parceria com a Happy Hour também foi destacada no post Como aparecer na mídia através de uma boa assessoria de imprensa, no blog Saia do Lugar.

 

 

 

 

 

Abaixo você lê o trecho sobre assessoria de imprensa do livro “Desenvolvimento de produtos sem enrolação”, escrito pelos empreendedores.

Aproveite também para dar uma olhada na página do cliente, onde arquivamos os releases trabalhados e os espaços conquistados (clipping).

Conquiste credibilidade

Para ir além de seu mercado, contrate uma assessoria de imprensa

“No final de 2009 nós já conhecíamos e éramos conhecidos pelos principais nomes da internet brasileira. Isso foi muito bom para validar o conceito inicial da rede, provar que nossa tecnologia funciona e conseguir a primeira leva de usuários.

Só existe um problema com isso, chega uma hora que você precisa sair do aquário e ir para o oceano.

Capa do livro

No nosso caso, só começaram a aparecer mais empresas de setores não relacionados a tecnologia depois que começamos uma parceria com uma assessoria de imprensa, a Happy Hour Comunicação.

O trabalho de uma assessoria de imprensa consiste basicamente em preparar matérias sobre sua empresa e mandá-las para todos os jornais, blogs e veículos de mídia do universo.

Conforme suas matérias são publicadas, mais fácil é aparecer em outros veículos de mídia. Isso se chama reputação.

No momento em que passamos a aparecer na coluna de Economia de jornais foi o momento em que começamos a bater recorde atrás de recorde no número de empresas na rede. Valeu, Happy Hour!

Ainda não aparecemos na TV, mas vamos torcer pra isso acontecer em breve.”