Sobre revistas corporativas

Dei na semana passada uma entrevista sobre revistas corporativas à revista “Imprensa”. Seguem abaixo alguns trechos.

(...) Percebo de um tempo pra cá que as empresas, de um modo geral, vêm investido cada vez mais nos seus próprios canais de comunicação. É claro que existem exceções - muitas empresas ainda precisam da mídia de massa ou segmentada para chegar nos seus públicos.

Então, quando uma empresa investe no seu próprio veículo de comunicação, ela está investindo no relacionamento que já tem com o cliente. E, como todos sabemos, é muito mais fácil de vender algo (seja um serviço, produto ou apenas a marca) para quem já te conhece e já é ou foi seu cliente. Em vez de se investir muito dinheiro na procura de novos clientes, aqui a lógica é outra.

Quando uma empresa decide investir nesse tipo de comunicação, ela tem uma série de benefícios. O principal deles, na minha opinião, é a possibilidade de manter contato frequente com o seu público-alvo, com quem já foi seu cliente ou quem tem muito interesse no seu produto/serviço... Se o consumidor comprou uma vez, ele tem muito mais chances de comprar novamente e continuar comprando a vida inteira.

Outro benefício é a empresa se vender de um jeito menos marqueteiro. Em uma revista corporativa customizada, por exemplo, a empresa tem a chance de vender a sua essência e seus valores, através de reportagens que ilustrem aquilo, além de poder mostrar que domina o assunto. Conteúdo relevante dá significado e ajuda a construir a reputação de uma marca.

As pessoas estão cansadas de propaganda. Querem conteúdo interessante, relevante, útil. E, quando uma empresa oferece isso, ela se torna parte da vida da pessoa (e não só do “consumidor”). Esse é o grande desafio. Oferecer algo único, que seja relevante para o público-alvo - e não puro jabá.

Um veículo desse tipo também abre a possibilidade de conversar com o público-alvo e conhecê-lo a fundo. Quer coisa melhor? Você oferece um produto relevante e ganha atenção, respeito, confiança e feedback.

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Por favor responda esta pergunta, como prevenção anti-spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres exibidos na imagem.